VEREDA GRANDE E BREJINHO. AS ÁGUAS EMENDADAS.

As Águas Emendadas são um fenômeno natural raro no mundo todo: afloramento de uma nascente que tem duas vertentes com destinos opostos. Água que drena para o norte e para o sul e vai alimentar as duas maiores bacias hidrográficas da América do Sul, a Amazônica, pela bacia Tocantins/Araguaia, e a do Prata, pela bacia do Paraná. São águas que impactam a vida de milhões de brasileiros, viabilizando o abastecimento hídrico, a produção de energia elétrica e as produções agrícolas e industriais.

O caminho até o extremo norte do Brasil

A vertente forma o córrego Vereda Grande, segue na direção norte e faz o percurso: rio Maranhão, rio Tocantins até desaguar na baía do Marajó, braço estuarino do rio Amazonas, integrando-se à bacia Amazônica.

O rio Maranhão ajuda a formar o lago Serra da Mesa, em Goiás, junto com o rio das Almas e o rio Paranã. Depois as águas seguem para o rio Tocantins e de lá para a baía do Marajó.

O caminho até a bacia do Prata

Rumo ao sul, a vertente forma o córrego Brejinho, segue para o córrego Fumal e rios São Bartolomeu, Corumbá, Paranaíba e Paraná, até desaguar no estuário do rio da Prata, na região de Montevidéu e Buenos Aires.

Dentro da ESECAE se encontra também a lagoa Bonita, nascente do ribeirão Mestre D’Armas, que vai juntar-se ao rio São Bartolomeu.

O órgão ambiental do DF já identificou cerca de 50 nascentes dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas.

1_edited_edited.jpg
 
7_edited_edited_edited.jpg

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ÁGUAS EMENDADAS. POR QUE PRESERVAR

 

ÁREA TOTAL: 10.547HA

O BRASÍLIA AMBIENTAL ESTIMA A EXISTÊNCIA DE 50 NASCENTES DENTRO DA UC

CATALOGADAS 27 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS, 53 ESPÉCIES DE RÉPTEIS, 307 ESPÉCIES DE AVES, 67 ESPÉCIES DE MAMÍFEROS

NO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, A ESECAE ESTÁ ENQUADRADA NA CATEGORIA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO INTEGRAL / ESTAÇÃO ECOLÓGICA, DESTINADA A PRESERVAÇÃO, PESQUISA CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VEDADO O ACESSO AO PÚBLICO EM GERAL E SÓ PERMITIDA A ENTRADA DE PESSOAS PREVIAMENTE AUTORIZADAS

DAS 12 BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS, 8 SÃO ALIMENTADAS POR ÁGUAS QUE NASCEM NO CERRADO. POR ISSO É CHAMADO DE A CAIXA D’ÁGUA DO BRASIL. BERÇO DAS ÁGUAS

EM 2018 A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ÁGUAS EMENDADAS RECEBEU O PRÊMIO ESCUDO DE ÁGUA E PATRIMÔNIO (WATER AND HERITAGE SHIELD), DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E SÍTIOS (ICOMOS-HOLANDA). UM RECONHECIMENTO POR SER UMA ÁREA EMBLEMÁTICA, COM CONEXÕES CULTURAIS, HISTÓRICAS E NATURAIS DE RELEVÂNCIA INTERNACIONAL. APENAS CINCO LOCAIS NO MUNDO HAVIAM RECEBIDO O PRÊMIO ATÉ AQUELA DATA