adeilton lagoa bonita.jpeg

PELO QUE A GAE LUTA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Promovemos ações e campanhas para informar e conscientizar a população do entorno da ESECAE - Estação Ecológica de Águas Emendadas -, estimulando a adoção de boas práticas e gerando sentimento de pertencimento a esse patrimônio natural de valor incomensurável.

PLANEJAMENTO E VISÃO ESTRATÉGICA DO PODER PÚBLICO PARA O ENTORNO DA ESECAE

Atuamos junto aos órgãos públicos responsáveis para que se mobilizem pela elaboração e execução de um plano específico de organização territorial no entorno da ESECAE, com o objetivo de conter o adensamento populacional e fomentar atividades econômicas sustentáveis na região.

MANUTENÇÃO E CUMPRIMENTO DA LEI COMPLEMENTAR 803/09-DF, QUE ESTABELECE A FRAÇÃO MÍNIMA PARA LOTE RURAL DE 20.000M2 OU 2HA.

Atuamos para informar e conscientizar a população sobre a importância de manter a fração mínima rural de 2 hectares. E também para estimular denúncias e cobrar do poder público fiscalização intensa e permanente na região do entorno da ESECAE.

ORDENAMENTO JURÍDICO E TERRITORIAL DIFERENCIADO PARA TODA A ÁREA DO ENTORNO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ÁGUAS EMENDADAS.

Atuamos junto ao poder público e aos órgãos legisladores para que toda a área do entorno da ESECAE receba um tratamento jurídico e legislativo diferenciado, que seja efetivo para a preservação ambiental na região

Foto Lagoa Bonita: Adeilton Oliveira, cedida para GAE. @adeilton.arte

 

O CONCEITO DE "BARREIRA VERDE" PARA PROTEÇÃO DE ÁGUAS EMENDADAS

A GAE quer contribuir e atuar afetivamente para erguermos uma verdadeira barreira verde em torno da Estação Ecológica de Águas Emendadas, nas divisas oeste e norte. Transformar a área que inclui os núcleos rurais Vale Verde, Jardim Morumbi, Quintas do Maranhão e Bonsucesso em locais de preservação ambiental, reflorestamento, atividades econômicas sustentáveis, produção orgânica, sistemas agroflorestais, meliponicultura e boas práticas socioambientais. Assim, conseguiremos potencializar a permeabilidade ecológica da Estação, formando uma rede de proteção e novos corredores ecológicos para a fauna e as espécies vegetais do Cerrado.

1.GAE - visão geral.jpg
2.GAE - área de atuação GAE.jpg